Eventos

2014

II Ciclo ESPM Brasil

13, 14, 15 e 19 de agosto

O 2º ciclo ESPM de Comunicação e Marketing mantém e amplia o tema Novo Brasil: Múltiplas Identidades em cinco painéis para pensar o Brasil como um país que busca se apropriar criticamente da posição que ocupa no mundo. Uma reflexão ampla a respeito das nossas múltiplas identidades, desdobrando os seguintes aspectos: Como se configuram as representações do Brasil hoje? Como se comunica e é percebido? Como são constituídas, a partir da mistura de culturas, as várias gerações brasileiras?

II Pensamento ESPM

25 de abril

A missão do Seminário Integrado de Pesquisa ESPM (Pensamento ESPM) é fazer a ESPM conhecer o que a ESPM pesquisa. O evento, articulado pelo Centro de Altos Estudos da ESPM (CAEPM), colocará em contato pesquisadores das três unidades da Escola (São Paulo, Rio e Porto Alegre), de diferentes áreas temáticas e etapas da trajetória na pesquisa científica. Será uma oportunidade para que pesquisadores de ênfase qualitativa ouçam seus pares do universo quantitativo e para que jovens pesquisadores dialoguem com estudiosos mais experientes.

2010

V Simpósio Internacional de Comunicação e Marketing
VII Congresso de Administração da ESPM

O QUE MUDA COM O NOVE ESPAÇO OCUPADO PELOS PAÍSES EMERGENTES?

13 e 14 de outubro de 2010
São Paulo, ESPM, Campus Francisco Gracioso

O duplo evento inclui sessões de apresentação de textos acadêmicos em forma de artigos e estudos de casos selecionados, painéis temáticos com pesquisadores e executivos, palestras de convidados com reconhecida expertise no tema âncora.

Aberto à comunidade acadêmica e não acadêmica, passa, a partir desta edição a ser bienal, ocorrendo, de forma alternada, com os Encontros ESPM de  Comunicação e Marketing. Sob o tema geral “O que muda com o novo espaço ocupado pelos países emergentes?” o evento abordará os desafios práticos e teóricos que o suposto novo espaço ocupado pelas economias emergentes coloca para as organizações.

2009

IV Simpósio Internacional de Comunicação e Marketing
VI Congresso de Administração da ESPM

INTERNACIONALIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

14 e 15 de outubro de 2009
São Paulo, ESPM, Campus Francisco Gracioso

O IV Simpósio Internacional de Administração e Marketing / VI Congresso de Administração da ESPM ocorreu nos dias 14 e 15 de outubro de 2009, nas dependências da ESPM de São Paulo – Campus Profº Francisco Gracioso, localizado na Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana. No período da manhã, o Simpósio Internacional reuniu nomes de expressão para realizar conferências e participar de painéis sobre o tema âncora – Internacionalização & Sustentabilidade.

No período da tarde ocorreu o Congresso, com apresentação e discussão dos trabalhos acadêmicos selecionados de acordo com as áreas do temário. Nesta sexta edição, o Congresso permaneceu aberto a representantes da comunidade acadêmica e não acadêmica, nacional e internacional.

III Encontro ESPM de Comunicação e Marketing
PARA ALÉM DO PRODUTO: COMUNICAÇÃO E CONSUMO
NA SOCIEDADE DO ACESSO

5 e 6 de  maio de 2009
São Paulo, ESPM, Campus Francisco Gracioso

Estamos cada vez mais diante de produtos que não são “bens materiais”, mas “bens imateriais”, como “experiências”, “informação”, “acesso” a um conjunto de serviços, rede de relacionamentos ou produtos materiais dos quais já não somos proprietários. De fato, talvez estejamos vivenciando o início de modificações substanciais em noções-chave para nossa sociedade, como “propriedade” e “riqueza”. Tal fenômeno dá margem a inúmeras questões: O que ocorre é apenas o prenúncio do que o capitalismo entra em uma fase onde o acesso a um serviço é mais importante que a propriedade de um bem? O campo da comunicação está preparado para isto? Quais os impactos sociais desta “desmaterialização” da economia?

Essas questões serão discutidas por meio de palestras internacionais, painéis com pesquisadores e profissionais de mercado, e apresentação de trabalhos acadêmicos selecionados, neste evento voltado para acadêmicos e profissionais do mercado.